Fiscais do Procon municipal do Rio e agentes da Decon (Delegacia do Consumidor) apreenderam, nesta terça-feira (4), 132 kg de alimentos impróprios para consumo, no supermercado Extra de São Conrado, na zona sul do Rio. O mercado foi multado em R$ 46.123,80 e o gerente foi encaminhado à Decon para prestar esclarecimentos.
Nos produtos apreendidos, foram constatados problemas como prazo de validade vencido, falta de identificação, embalagem violada, sem proteção ou acondicionados de forma inadequada. Todas as mercadorias apreendidas foram inutilizadas.
No açougue, os agentes encontram em mau estado 13 quilos de carne bovina e, no setor de aves, apreenderam 58 quilos de frango e miúdos sem condições de consumo. Os fiscais encontraram ainda 32 quilos de linguiça portuguesa e salame –que não poderiam estar à venda–, 26 quilos de queijo prato, presunto e mortadela, além de 12 potes de maionese, fora da validade.
Essa é a terceira operação conjunta do Procon carioca e da Delegacia do Consumidor em supermercados nos últimos 20 dias. Nessas ações foi apreendida mais de meia tonelada de alimentos inadequados para a venda ao consumidor.
A secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Solange Amaral, alerta que o consumidor deve sempre conferir a validade e as condições do produto antes de comprar.
O Extra afirmou por meio de nota que trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores e tem rigoroso procedimento para auditar a qualidade dos produtos em suas lojas. “A rede informa ainda que os pontos abordados pelos técnicos da Vigilância Sanitária já foram prontamente corrigidos. A loja opera normalmente”.
Fonte: UOL, no Rio